VI Taller sobre Direito Internacional da Água recebe a presença do Embaixador Clemente Baena Soares

O embaixador Clemente de Lima Baena Soares, diretor do Departamento da América do Sul II no Ministério das Relações Exteriores, esteve presente no último dia do VI Taller de Capacitación sobre Derecho Internacional de Aguas–Cuenca Amazónica, realizado na semana do dia 16 a 20 de novembro, no Rio de Janeiro.Na ocasião, o embaixador, junto dos realizadores do curso, fizeram a entrega dos diplomas, além das falas de encerramento do evento. 

Para Clemente Baena Soares, a água é um bem estratégico e traz consigo desafios complexos. “O governo brasileiro está atento ao desafio de superar a atual crise hídrica e de sua grande relevância e urgência”. O embaixador também apresentou dados do relatório de Desenvolvimento de Água 2015 – Água para um mundo sustentável, divulgado pelas Nações Unidas em março, onde revela que até o ano de 2030, o planeta enfrentará um déficit de água doce de 40%, e alerta sobre o perigo de surgimento de conflitos armados devido a escassez hídrica nas próximas décadas, afetando assim, a segurança nacional.

Para ele, a realização do VI Taller de Capacitación sobre Derecho Internacional de Aguas – Cuenca Amazónica é de extrema importância, pois gera um maior diálogo entre os países que possuem rios transfronteiriços e fortalece a criação de estratégias para a boa governança dos recursos hídricos da região Amazônica e da Bacia do Prata.

Segundo a Presidente da Global Water Partnership do Brasil, Maria do Socorro Castello Branco, os rios transfronteiriços são as riquezas em comum da América Latina. “O curso visa capacitar diplomatas e advogados para que possamos preservar os rios de forma que sejam aproveitados por todos. Não é possível que os países briguem entre si por conta dos recursos hídricos, que é um recurso que tenho certeza que todos queremos preservar. O que nós estamos buscando com esse projeto, é aproximar essas soluções, torná-las menos onerosas para todos, facilitando o diálogo entre os países. 

Mariana Bomfim

Maior informação