O oficial senior de programa da SADC, o Dr. Patrice Kabeya, fez as observações durante o diálogo nacional de NEXO (WEF) de setors de Moçambique, realizado no Hotel VIP Grand Maputo na quarta -feira, 15 de julho. A reunião foi coordenada pelo Ministerio das Obras Públicas (MOPRH), representada pela a Direçao Nacional de Gestão das Recursos Hídricos (DNGRH), representantes de Ministério do Meio Ambiente (MICOA), Ministério da Agricultura (também representado diretamente pelo Departamento de Segurança Alimentar e Departamento de Nutrição -Setsan) e o Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME).
“A água, a energia e a segurança alimentar são áreas de prioridade para a região SADC. Tradicionalmente, o desenho dos sistemas de água, energia e agricultura foi realizado de forma independente ou considerou interdependências simplificadas entre os sistemas. Essas abordagens perdem sinergias valiosas entre os setores e não consideram detalhadamente o compartilhamento e a distribuição de benefícios entre os setores e/ou entre os Estados -Membros.”
"O planejamento integrado entre os setores de água, segurancar alimentar e energia e tambem a promoção da cooperação regional foram considerados pelo SADC como estratégias para atender às metas desses 3 Setors para melhorar a eficiência do uso de recursos naturais na região", explicou Dr . Patrice durante o evento híbrido, onde alguns participantes participaram virtualmente em Africa de Sul e outros Provincias de Mocambique na plataforma de Microsoft Teams.
Através do financiamento por a União Europeia, o secretariado da SADC está liderando um processo multissetorial e acionado por partes interessadas na adoção da abordagem do NEXO WEF na África Austral, através do projeto de diálogos regionais do SADC. A Global Water Partnership Southern Africa (GWPSA) está implementando o projeto em nome da SADC. Em sua apresentação no artigo de Caso de Estudo de Pais, o assesoria de Nexo em Moçambique, Sr. Llionel S. Zisengwe, disse que a reunião ajudaria o país a identificar os principais atores nos três setores, obstáculos, lacunas e possíveis projetos integrados nos três setores.
“Existem vários projetos que têm sinergias e potencial para integrar no nexo WEF. De grande referência é a barragem hidrelétrica de Chicamba ao longo da bacia de Revué. De muitas maneiras, pode ser um caso clássico de estudo em Moçambique, pois o projeto abrange vários setores formais e informais que beneficiam o reservatório de água. A barragem de Chicamba, alimentada pelo rio Revué, deve adotar o nexo WEF em sua administração e formulação do projeto. Possui vários usuários que se adaptam aos três componentes do Nexus. Através da abordagem WEF Nexus, o projeto pode ajudar a aumentar a produção de energia, proteger solos agrícolas e contribuir para uma melhor regulação hidrológica ”, indicou o Zisengwe.
Segundo o Zisengwe, a abordagem WEF Nexus também é crucial no combate das conflitos entre os três setores de água, energia e a segurançar alimentar, especialmente onde os três dependem de uma unica recurso.
“A água da barragem de Chicamba não é apenas desejada pela população dos centros urbanos da província de Manica, mas também visto pelos agricultores como uma fonte atrativo para a irrigação. Quando a demanda da água aumentará no futuro, para atingir a meta de 90% de cobertura de oferta, pode se tornar problemática sem diálogo ”, indicou o Zisengwe.
O diálogo nacional convidaram participantes dos ministérios do governo que enquadras com o WEF, tambem do setor privado e das organizações de desenvolvimento identificaram possíveis investimentos onde sinergias nos três setores do WEF podem ser traçados. Isso inclui a construção de barragens multiuso, por exemplo, regadio de Munda-Munda (Sofala), projetos baseados em fotovoltaicos, programa nacional da Sustenta, Projeto Agripoca e o projetos (HEP) de Lulu-Lulu em Cabo Delgado, Mujeba em Alta Malema Vandervuer e Dztse em Tete Province.
Fornecendo uma visão geral e antecedentes do diálogo regional do SADC Nexus Fase II e vínculos às oportunidades de investimento, Sra. Shamiso Kumbirai- Mlilwana, especialista em investimentos em água da GWPSA-SDG, enfatizou a “ importância do apoio político de alto nível, além de continuação de multi-dialogos para dirigindo a agenda do WEF Nexus no nível do país. ”
“O projeto SADC WEF Nexus está sendo implementado em duas fases. A primeira fase começou em 2017 e foi até 2020, que viu o desenvolvimento e a adoção da estrutura de governança da SADC e uma ferramenta de triagem do WEF Nexus. Atualmente, o projeto está na segunda fase, que visa institucionalizar o Nexus WEF e acelerar os investimentos do WEF Nexus para permitir a transformação que abordará a água, a energia e a segurança alimentar na região SADC, desafiado por mudanças climatica”, indicou a Sra. Kumbirai-Mlilwana.
Ela indicou que a GWPSA apoiaria os Estados -Membros no desenvolvimento de propostas, pois buscam financiamento para seus vários projetos identificados durante os diálogos em andamento, para garantir que o aspecto do WEF seja proeminente nas propostas. No futuro, os três ministérios do WEF em Moçambique se comprometeram a estabelecer um grupo nacional de trabalho técnico (Work Task Group- WTG) para liderar os próximos passos de promoção do nexo WEF em Moçambique.
To view this article in English, click here.